O que é uma biópsia?
É a retirada de pequenos fragmentos de um órgão para análise. Normalmente, esse material é colocado em frasco com formol e levado a um laboratório de Anatomia Patológica para ser analisado por um médico patologista, ao microscópio. Após, é gerado um, laudo contendo as informações referentes a biópsia, conclusão diagnostica e observações que se façam necessárias. 

Porque e quando o médico indica uma biópsia?
Quando há necessidade de análise do tecido ou das células de um determinado órgão, para complementação do diagnóstico clínico, de exames de Análises Cínicas (ex.: exames de sangue, fezes, urina, escarro) ou exames de imagem.
Exemplo: ao realizar uma mamografia, o radiologista vê um nódulo. Podem ser retirados pequenos fragmentos deste nódulo, que será analisado pelo médico patologista em busca de alterações das células e do tecido para se chegar a um determinado diagnostico (se benigno ou maligno).  

Todas as biópsias são sempre colocadas em formol?
A grande maioria é preferencialmente fixada em formol, mas existem algumas exceções. Alguns órgãos ou determinadas biópsias especiais (ex.: biópsia de rim) poderão ser colocadas em outros fixadores.

Quanto tempo posso ficar com a amostra antes de levar ao laboratório?
Amostras fixadas em formol (biópsias ou peças cirúrgicas) tem durabilidade de várias semanas. No entanto, o tempo ideal para levar ao laboratório é de no máximo 48 horas.
No caso de se tratar de exame preventivo do câncer de colo uterino (citologia ginecológica), a amostra deve ser levada ao laboratório em no máximo 72 horas.

Preciso manter a amostra na geladeira?
Não, desde que a amostra esteja em líquido fixador (formol), deve ficar na temperatura ambiente.
No caso de ser realizada punção de cistos (mama ou tireoide, por exemplo), ou outras amostras líquidas, estas devem ser imediatamente levadas ao laboratório. No caso de impossibilidade de levar de imediato, a amostra deverá ser mantida em geladeira, por no máximo 24 horas após a coleta. Se levada ao laboratório após este período, a análise poderá ficar prejudicada.

Quanto tempo demora para ficar pronto o resultado do exame?
Biópsias pequenas podem levar de 3 a 5 dias úteis.
Peças cirúrgicas maiores podem levar até 10 dias úteis.
No caso de o exame necessitar alguma complementação com outras técnicas para maior acurácia do diagnóstico (como colorações especiais para pesquisar agentes infecciosos ou outras doenças), ou exame imunohistoquímico para diagnóstico de tumores, podem levar até 15 dias.

Qualquer pessoa pode retirar meu exame?
A retirada do laudo por terceiros só é permitida mediante autorização expressa do paciente ou responsável legal mediante assinatura de um documento denominado “AUTORIZAÇÃO DE RETIRADA DE LAUDOS POR TERCEIROS”, disponibilizado pelo Instituto de Patologia no ato da recepção e cadastro da amostra.

Por que não enviamos o laudo para e-mail do paciente?
O laudo médico não é enviado ao paciente, via e-mail, a fim de evitar a quebra de sigilo e de privacidade dessa informação médica.