Sobre
Sobre o IPPF
Em 1970, com a criação da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, a cidade inicia um processo de desenvolvimento como centro de saúde. Naquela época, não se contava com a especialidade de Anatomia Patológica, por isso, os exames eram encaminhados para outros municípios.
O Instituto de Patologia de Passo Fundo – IPPF é então fundado em 26 de março de 1975, pelos médicos Aventino Alfredo Agostini, patologista formado pela Universidade Federal de Santa Maria, com residência médica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e ex-professor da Universidade de Brasília; e Luiz Carlos Trindade, patologista também formado pela Universidade Federal de Santa Maria, com residência médica pela Universidade Federal Fluminense.
Desde então, a abertura do IPPF, inicialmente oferecendo exames Anatomopatológicos e de Citologia, com a posterior introdução da Imuno-Histoquímica e, mais recentemente, da Biologia Molecular, passou a auxiliar a Oncologia e demais especialidades médicas de Passo Fundo no que tange o diagnóstico acurado, conduta terapêutica e prognóstico, sempre respeitando a ética e valorizando a inovação tecnológica e científica. Isso veio ao encontro do fortalecimento da cidade como polo regional em saúde.
Recentemente, realizamos uma reestruturação no modelo de gestão da organização, onde implantamos o Programa de Acreditação e Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia (PACQ/SBP) e nos comprometemos, pouco a pouco, a promover a melhoria contínua dos nossos processos, primando pela excelência das práticas de gestão técnica e organizacional, com foco na segurança do cliente.
Hoje, já visamos a acreditação via ONA – Nível 1.
O IPPF conta com um corpo clínico altamente qualificado, sempre em busca de atualizações através do ingresso em Programas de Mestrado e Doutorado e da participação em congressos e cursos no país e exterior. Além disso, os patologistas também exercem atividade de docência em duas Instituições de Ensino Superior de Medicina da cidade. Da mesma forma, a equipe técnica e de colaboradores do IPPF está em constante aperfeiçoamento das suas funções através de treinamentos internos e externos.
Rumo aos 50 anos, somos referência em Patologia e Biologia Molecular com atuação no Norte Gaúcho, Oeste Catarinense e Grande Florianópolis. Estamos presentes em quatro cidades, Passo Fundo (4 unidades), Ijuí, Chapecó e Florianópolis (sob a marca Imunocore).
Nossa linha de tempo
1975
2016
2019
2022
2022
2023
2024
Filosofia Empresarial
Negócio
Diagnóstico em Patologia e Biologia Molecular.
Missão
Excelência em diagnóstico de Patologia e Biologia Molecular.
Visão Permanente
Ser referência em diagnóstico de Patologia e Biologia Molecular.
Visão 2029
Ser referência em diagnóstico de Patologia e Biologia Molecular, unindo tradição e inovação no cuidado das pessoas.
Valores e Princípios
- Ética
- Inovação
- Compliance
- Sustentabilidade